Embalada por uma vitória resolvida nos detalhes que lhe valeu o acesso às terceiras meias-finais consecutivas no Canadá, Jessica Pegula (3.ª) melhorou a fasquia e agarrou este sábado a primeira vaga para o primeiro grande evento de preparação para o US Open. A número três mundial saiu por cima de uma montanha russa com a líder Iga Swiatek, onde consumou a vitória por 6-2, 6-7 (4) e 6-4.
Foi um autêntico festival de breaks que pautou a fase inicial da partida (e não só) e depois de ter vesti anuladas as duas primeiras ultrapassagens à adversária, Pegula precisou de outros dois breaks para se voltar a descolar de Swiatek. A instabilidade nos jogos de serviço voltou a primar no segundo parcial e quatro quebras para cada lado forçaram a ida a tie-break, onde Swiatek provou que ainda nada estava perdido.
E foi a polaca a apoderar-se do ascendente no derradeiro set, tendo estado por duas vezes com um break de vantagem. A número um do mundo até esteve a dominar por 4-2, mas Pegula recuperou o poderio para extinguir as dúvidas ao fim de mais de duas horas e meia de contenda.
A caminho da segunda final da temporada depois de ter perdido a decisão no Dubai, Jessica Pegula persegue um eventual terceiro título no circuito principal e segundo de categoria WTA 1000, um ano depois de ter conquistado Guadalajara. À nova-iorquina vai esta noite juntar-se a outra protagonista: ou a russa Liudmila Samsonova, ou a cazaque Elena Rybakina.