Prodígio Korneeva salva match point e bate uma das favoritas ao título na Figueira da Foz

Beatriz Ruivo/FPT

FIGUEIRA DA FOZ – Alina Korneeva somou o terceiro triunfo no Figueira da Foz Ladies Open depois de ultrapassar Harriet Dart, segunda cabeça de série, com os parciais de 7-5, 5-7 e 7-6(4), num embate com cerca de três horas de duração e no qual a jovem russa precisou de anular um match point no décimo jogo do terceiro set.

Mesmo com muito vento, Alina Korneeva e Harriet Dart protagonizaram um belo encontro aos muitos presentes no court central do Tennis Club da Figueira da Foz. Um encontro que acabou corresponder às expetativas: Korneeva é a melhor júnior da temporada, fruto dos dois títulos do Grand Slam no escalão (e caso tivesse também vencido em Wimbledo, onde cedeu nas meias-finais, teria sido a primeira jogadora da história a amealhar os três primeiros de uma época); Dart apareceu como uma das grandes favoritas ao troféu do próximo domingo fruto do 134.º posto WTA (antiga 84.ª).

Os três parciais acabaram por ser conquistados por quem andou atrás do marcador. No terceiro set, dois momentos marcaram o desaire da britânica. A 5-4, Harriet Dart dispôs de ponto de encontro (muito bem anulado pela jovem de 16 anos, sempre ultra agressiva) no próprio serviço e no tie-break liderou por 4-2, mas cedeu os derradeiros cinco pontos do encontro. A mais credenciada relevou constantemente pouco à vontade com as condições ventosas, evidente sobretudo no instável lançamento da bola para o serviço.

No final, em declarações à Sport TV, a atual líder da hierarquia júnior disse não ter sentido que a maior experiência e cotação de Dart tenha sido um handicap para si própria, mas admitiu que as bolas paralelas da opositora e o vento (ainda que tenha aparecido menos frustrada em comparação com o compromisso da véspera) foram obstáculos difíceis de travar, bem como os nervos de parte a parte.

Outro fator a ter em conta, e que subiu os níveis de nervosismo da atual 326.ª WTA, foi a decisão do duelo ter ocorrido no tie-break, o que foi somente a terceira vez para a russa no circuito profissional. A vitória desta terça-feira desempatou o saldo anterior e a garra da tenista de leste, sempre a celebrar todos os pontos adquiridos na reta final, também ajudou ao desfecho.

Apurada para a segunda eliminatória do maior torneio profissional que já jogou, Alina Korneeva vai agora defrontar a japonesa Haruka Kaji (227.ª), que bateu Anastasia Tikhonova (238ª), em sessão noturna, por 6-2, 0-6 e 6-4.

Destaque, igualmente, nesta terça para os triunfos de Ylena In-Albon (quinta favorita ao título), Harmony Tan (ex-90.ª WTA), Francesca Curmi e Sarah Beth-Grey. A suíça In-Albon (162.ª e vencedora de dois torneios portugueses em 2018) derrotou a japonesa Sakura Hosogi (234.ª) por 7-5 e 6-2; Tan (245.ª e também duas vezes campeã de torneios ITF em Portugal) ultrapassou facilmente a qualifier Anna Kubareva (347.ª) por duplo 6-1; vinda do qualifying, Curmi (321.ª) bateu a jovem checa de 18 anos Lucie Havlickova (sétima pré-designada fruto do 197.º posto) com os parciais de 6-3, 2-6 e 6-0; a lucky loser britânica Beth-Grey (696.ª, ex-top 300) surpreendeu a polaca Katarzyna Kawa (255.ª) por 7-6(5) e 6-1.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share