FIGUEIRA DA FOZ – No duelo que abriu as hostes para as cores nacionais no quadro principal do Figueira da Foz Ladies Open, Elizabet Hamaliy por pouco que não conseguia uma enorme recuperação, mas terminou a ceder por 7-5, 5-7 e 6-3 para a suíça Chelsea Fontenel em 3h13 de encontro.
Sempre atrás do marcador, Elizabet Hamaliy (sem ranking WTA devido à longa paragem de cerca de 15 meses para curar lesões num joelho e numa canela) lutou muito, recuperou no marcador no primeiro set, salvou match point no segundo parcial para amealhar os derradeiros três jogos, mas no set decisivo a desvantagem inicial já não foi modificada.
O baixo aproveitamento dos segundos serviços (37%), muito à custa das 12 duplas faltas, foi um duro golpe de digerir, apesar de alguns bons momentos ao longo da estreia em provas de 100.000 dólares.
Chelsea Fontenel, de 19 anos e 1025.ª WTA, a melhor cotação da curta carreira, acabou por prevalecer num longo duelo e somou a primeira vitória em torneios da categoria, isto uma semana depois de ter atingido a terceira ronda no Porto Open (40.000 dólares), também oriunda da fase de qualificação.
Na segunda eliminatória, a tenista helvética vai medir forças com a francesa Carole Monnet (sexta pré-designada e vencedora do Del Monte Lisboa Belém Open da temporada passada), depois desta bater a turca Pemra Ozgen por 6-2 e 6-3 em 71 minutos.
Quanto a Elizabet Hamaliy vai continuar o processo de reinserção na hierarquia mundial após a longa paragem e cerca de duas semanas depois do primeiro triunfo do regresso no Cantanhede Ladies Open. Nesta terça-feira vai ainda disputar a primeira ronda de pares ao lado da norte-americana (com residência em Portugal) Baylen Brown frente às polacas Katarzyna Kawa e Urszula Radwanska.