FIGUEIRA DA FOZ — Francisca Jorge vai iniciar a campanha num dos dois maiores torneios do ano em solo português frente a uma adversária que não só conhece bem, como já inscreveu o nome na galeria de campeãs deste mesmo Figueira da Foz Ladies Open.
A melhor tenista portuguesa da atualidade foi convidada pela organização, mas acabou por ter ranking para entrar diretamente no quadro principal e precisou de aguardar pela conclusão do qualifying para conhecer a primeira adversária, ou uma qualifier ou uma lucky loser.
E quis o segundo sorteio do dia que Francisca Jorge voltasse a cruzar caminhos com Georgina Garcia Perez. Atualmente no 384.º posto do ranking, a espanhola de 31 anos já foi 124.ª (em novembro de 2018) e passou o qualifying graças a uma vitória por 7-5 e 6-2 contra a dinamarquesa Olga Helmi (472.ª).
Em setembro de 2020, Georgina Garcia-Perez salvou três match points e derrotou Beatriz Haddad Maia numa final de 4h06 para vencer este mesmo Figueira da Foz Ladies Open (ainda como ITF de 25.000 dólares) e duas semanas depois também deu a volta a Francisca Jorge na final do Porto Open para conquistar um segundo título consecutivo em solo português.
Se ultrapassar o primeiro desafio, a melhor tenista portuguesa da atualidade poderá enfrentar na segunda ronda Kristina Mladenovic. A francesa é a jogadora com melhor currículo entre as participantes do torneio, pois chegou a ser top 10 em singulares (um título em oito finais de torneios WTA) e número um mundial de pares (um vasco palmarés que inclui torneios do Grand Slam), e chegou à Figueira da Foz com o troféu de vice-campeã do Porto Open na bagagem.
Quanto a Elizabet Hamaliy, que também precisou de aguardar pela conclusão do qualifying para conhecer a primeira adversária, iniciará a campanha com a suíça Chelsea Fontenel (1025.ª).
Se for bem-sucedida, a adversária seguinte sairá do braço de ferro entre Carole Monnet — sexta cabeça de série (185.ª WTA) e campeã do Del Monte Lisboa Belém Open de setembro, no CIF — e a turca Pemra Ozgen (474.ª).
Matilde Jorge (596.ª), a outra tenista portuguesa presente no quadro principal do Figueira da Foz Ladies Open, ficou logo a saber que terá como adversária a primeira pré-designada, Jaqueline Adina Cristian.
Para além de Garcia Perez e de Fontenel, o lote de apuradas ficou completo com os nomes de Alina Korneeva (326.ª), a jovem russa de 16 anos que este ano venceu os torneios juniores do Australian Open e de Roland-Garros, Francesca Curmi (321.ª), Anna Kubareva (347.ª), Eudice Wong Chong (244.ª), Pemra Ozgen (474.ª), Sarah-Rebecca Sekulic (631.ª) — responsável pelo afastamento da ex-top 30 Urszula Radwanska — e as lucky losers Sarah Beth Grey (696.ª) e Ksenia Zaytseva (452.ª).