FIGUEIRA DA FOZ — A sorte não quis nada com Matilde Jorge e colocou a número dois nacional frente a frente com a primeira cabeça de série na eliminatória inaugural do Figueira da Foz Ladies Open, onde as outras duas representantes portuguesas terão de aguardar pelo desfecho do qualifying para conhecerem as primeiras adversárias.
Três meses depois de ter caído perante a sexta cabeça de série (Nuria Parrizas Diaz) na primeira ronda do Oeiras Ladies Open, que assinalou a estreia em torneios de 100.000 dólares, a vimaranense de 19 anos voltará a ter pelo caminho uma das favoritas — desta vez a primeira pré-designada, Jaqueline Adina Cristian.
A romena tem 25 anos é a atual número 123 do ranking WTA, mas chegou a ser 58.ª em janeiro de 2022 e já conta com 14 títulos de singulares no currículo, entre os quais três conquistados este ano e dois deles em provas de 60.000 dólares. Devido a uma grave lesão no joelho ficou fora de competição cerca de meio ano após alcançar a melhor classificação da carreira, para a qual muito contribuiu a final que alcançou no WTA 250 de Linz em 2021.
Se conseguir surpreender a melhor classificada entre as participantes deste que é o sétimo e mais forte Figueira da Foz Ladies Open de sempre, Matilde Jorge jogará a segunda ronda ou contra a polaca Katarzyna Kawa (252.ª), ou uma jogadora oriunda da fase de qualificação.
Esse é precisamente o cenário das outras representantes portuguesas neste quadro principal: quer Francisca Jorge (324.ª WTA), quer Elizabet Hamaliy (atualmente sem classificação) terão de aguardar pelo desfecho do qualifying para conhecerem as primeiras adversárias.
Se ultrapassar o primeiro desafio, a melhor tenista portuguesa da atualidade poderá enfrentar na segunda ronda Kristina Mladenovic. A francesa é a jogadora com melhor currículo entre as participantes do torneio, pois chegou a ser top 10 em singulares (um título em oito finais de torneios WTA) e número um mundial de pares (um vasco palmarés que inclui torneios do Grand Slam), e chegou à Figueira da Foz com o troféu de vice-campeã do Porto Open na bagagem.
Quanto a Hamaliy, uma vitória na eliminatória inaugural daria à jovem de 22 anos a possibilidade de discutir a segunda eliminatória ou contra outra qualifier, ou com Carole Monnet — sexta cabeça de série (185.ª WTA) e campeã do Del Monte Lisboa Belém Open de setembro, no CIF.