As irmãs Francisca Jorge (126.ª classificada no ranking mundial de pares) e Matilde Jorge (133.ª) apuraram-se, na tarde de sexta-feira, para a 21.ª final de pares lado a lado em torneios do circuito internacional depois de anularem três match points no Porto Open, que acontece no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Principais candidatas ao título no maior torneio da cidade invicta, as irmãs vimaranenses de 23 e 19 anos superaram a neerlandesa Lesley Pattinama Kerkhove e a australiana Arina Rodionova por 4-6, 6-4 e 12-10 após 1h41.
Para celebrarem a vitória, Francisca Jorge e Matilde Jorge tiveram de dar a volta a um match tie-break que chegou a parecer perdido, uma vez que a dupla lusa esteve em desvantagem por 7-2 e ainda por 9-6, enfrentando três pontos de encontro consecutivos.
Com a reviravolta protagonizada in extremis, as duas melhores tenistas portuguesas da atualidade apuraram-se para a nona final da temporada e 21.ª enquanto parceiras no circuito profissional, melhorando para 9-1 o registo em meias-finais disputadas este ano.
Em busca de mais um título, as irmãs Jorge discutirão a final de sábado com as australianas Gabriella da Silva Fick e Alexandra Osborne, que também triunfaram num match tie-break.