A ucraniana Elina Svitolina assinou uma das primeiras vitórias da jornada desta quinta-feira em Wimbledon e apurou-se para a terceira ronda do quadro principal, marcando encontro com a norte-americana Sofia Kenin.
Depois de ter afastado Venus Williams num dos encontros mais aguardados da primeira eliminatória, a ex-número três mundial voltou a convencer ao superar Elise Mertens, da Bélgica e número 28 mundial, por 6-1, 1-6 e 6-1.
Atualmente no 76.º lugar da hierarquia WTA, Svitolina roçou a perfeição na primeira e, em especial, na terceira partida, em que retomou o excelente nível de entrada depois de ter recebido assistência ao olho direito que a afetou durante grande parte do segundo parcial.
Extremamente agressiva da linha de fundo, a ucraniana só precisou de 1h22 para carimbar o apuramento para a terceira ronda pela primeira vez desde 2019 (a edição de 2020 não se realizou por causa da pandemia de covid-19 e em 2022 não participou por estar grávida), o ano em que alcançou a melhor prestação em Wimbledon ao apurar-se para as meias-finais.
A próxima adversária será uma jogadora que, tal como ela, procura o regresso à melhor forma da carreira e que na relva britânica tem conseguido dar passos muito importantes: Sofia Kenin, norte-americana que depois de ultrapassar as três rondas do qualifying em Roehampton já tinha surpreendido a compatriota Coco Gauff e que na manhã desta quinta-feira celebrou um quinto triunfo consecutivo ao passar por Xinyu Wang (73.ª) com os parciais de 6-4 e 6-3.
Ex-campeã do Australian Open, Kenin ocupa atualmente o 128.º posto do ranking mundial depois de ter sido 4.ª na sequência da campanha dourada em Melbourne 2020.