Ainda antes de a chuva ter batido à porta do All England Club para baralhar a programação do dia de abertura do centenário torneio de Wimbledon, Victoria Azarenka e Jessica Pegula agiram a tempo de evitar demoras adicionais e tanto uma como a outra precisaram de fintar vários obstáculos para passar por cima de primeiros testes exigentes.
Semifinalista tanto em 2011 como em 2012, Azarenka iniciou da melhor maneira o encontro com a asiática Yue Yuan (106.ª), só que a jogadora oriunda do qualifying não se deu por vencida depois de ter perdido o primeiro set e de estar com break de desvantagem no segundo. A bielorrussa foi forçada à disputa de uma decisiva terceira partida e só ao fim de quase três horas rubricou os parciais de 6-4, 5-7 e 6-4.
Sentido muito idêntico acompanhou Jessica Pegula, que tem em Wimbledon as prestações menos destacadas em torneios do Grand Slam. A quarta cabeça de série chegou a dispor de três match points no decorrer do tie-break da segunda partida perante a compatriota Lauren Davis (46.ª), contudo as oportunidades demonstraram-se infrutíferas e apenas bem mais tarde respirou de alívio por 6-2, 6-7 (8) e 6-3.