Francisca Jorge (279.ª classificada no ranking WTA) joga em casa, onde é uma das principais candidatas ao título no Compra Certa Guimarães Ladies Open, e impôs esse estatuto no duelo luso desta quinta-feira com Angelina Voloshchuk, que lhe permitiu apurar-se para os quartos de final de singulares do torneio que acontece no clube onde passou a maior parte da infância.
No primeiro frente a frente entre ambas em torneios internacionais, a pentacampeã nacional absoluta impôs-se à atual campeã nacional de sub 16 em duas partidas, por 6-2 e 6-3.
Ainda com 16 anos, Voloshchuk ultrapassou uma ronda num torneio ITF de 25.000 dólares pela segunda semana consecutiva, depois de em Setúbal ter brilhado ao fazê-lo não por uma, mas três ocasiões para chegar às meias-finais — um resultado que na próxima semana lhe permitirá entrar no top 1000 do ranking WTA apenas oito dias depois de ter adicionado pela primeira vez o nome à hierarquia do circuito mundial feminino.
Quanto a Francisca Jorge, com a vitória desta quinta-feira selou o apuramento para os quartos de final de singulares. A vimaranense de 23 anos ficará à espera da vencedora do encontro entre a chinesa Xinyu Gao (391.ª e sétima cabeça de série) e a britânica Katy Dunne (572.ª) para conhecer a próxima adversária.