A portuguesa Matilde Jorge (725.ª classificada no ranking WTA) celebrou, na manhã desta terça-feira, a primeira vitória da carreira em quadros principais de torneios de 40.000 dólares ao apurar-se para a segunda ronda do Montemor Ladies Open em Montemor-o-Novo.
Com entrada direta no quadro principal, a jovem vimaranense de 19 anos impôs-se com os parciais de 6-1, 4-6 e 6-4 à canadiana Bianca Jolie Fernandez, da mesma idade e irmã mais nova de Leylah Fernandez — a número 36 mundial que foi finalista do US Open em 2021.
O Montemor Ladies Open é o quarto ITF de 40.000 dólares em que Matilde Jorge participa e esta foi a primeira vez em que se apurou para a segunda ronda do quadro principal de singulares, na qual terá como adversária a segunda cabeça de série Arina Rodionova, da Austrália, que ocupa a 203.ª posição no ranking e chegou a ser 116.ª em outubro de 2017.
As restantes quatro jogadoras portuguesas que entraram em ação na variante de singulares esta terça-feira foram eliminadas, com Maria Garcia a ser a que mais perto ficou de seguir os passos de Matilde Jorge.
Depois de duas semanas que lhe valeram a conquista de dois títulos no circuito mundial de juniores (um em singulares, um em pares), a lisboeta de 16 anos (número 1346 WTA) vendeu cara a derrota perante a britânica Emma Wilson (10 anos mais velha e 980.ª classificada na hierarquia), que só triunfou por 6-4, 4-6 e 6-4 ao cabo de duas horas.
Angelina Voloshchuk perdeu por 6-0 e 6-3 com a terceira cabeça de série Arianne Hartono, Sana Garakani (que está a estudar nos Estados Unidos da América e aproveitou as férias de verão para regressar a Portugal) cedeu por 6-3 e 6-1 para a qualifier Arina Arifullina e Milla Sequeira perdeu por 6-4 e 6-3 com a lucky loser Sevil Yuldasheva.