Ainda não foi desta que João Sousa (260.º) se conseguiu reencontrar com as vitórias. Depois da breve passagem pelo qualifying de Roland-Garros, o número três nacional voltou a ceder na estreia no regresso ao ATP Challenger Tour e somou em Vicenza a nona derrota consecutiva.
O vimaranense de 34 anos teve dificuldades para se impor ao qualifier ucraniano Vitaliy Sachko (275.º) no primeiro capítulo do encontro, mas no segundo ficou bem próximo de provocar o restabelecimento da igualdade. Todavia, as tentativas de levar a decisão a terceiro set tornaram-se inférteis para o jogador português, que viria a perder por 6-2 e 7-6 (4).
Em busca da primeira vitória desde que ultrapassou a primeira ronda no Millennium Estoril Open (onde até esteve a liderar frente ao futuro campeão Casper Ruud na segunda ronda), João Sousa ruma a Porstejov, na República Checa, e é o único português na lista de inscritos do quadro principal.
Incapaz de defender os 45 pontos somados na edição transata de Roland-Garros, o antigo número 28 mundial deve protagonizar mais uma significativa queda no ranking na atualização de 12 de junho, ocupando de forma virtual o 302.º posto da hierarquia. A concretizar-se, será a primeira vez desde agosto de 2010 que abandona o lote dos 300 melhores.