OEIRAS — Num dia em que se deu por concluída a fase de qualificação e se conheceram os seis qualifiers apurados, também se escreveram os capítulos iniciais do quadro principal. Radu Albot (112.º) e Hugo Dellien (157.º), dois dos antigos top 100 que estão presentes no Complexo de Ténis do Jamor, não perderam tempo para ultrapassar os primeiros obstáculos no Oeiras Open.
Terceiro principal favorito ao título e antigo número 39 do mundo, Albot teve a honra de encerrar a programação desta segunda-feira no Court Central e foi com uma exibição de sentido único que ‘despachou’ o alternate Adrian Andreev (212.º) pelos parciais de 6-1 e 6-3. Segue-se Jan Choinski e Alessandro Giannessi no caminho do tenista de Chisinau.
Outro dos fortes candidatos mas sem constar na lista dos cabeças de série, Dellien trilhou um percurso igualmente autoritário no palco secundário e foi com contornos semelhantes que colocou uma barreira a Ivan Gakhov, por 6-1 e 6-3. O ex-64.º classificado está em vias de enfrentar o primeiro pré-designado Pedro Cachin, caso este evite a surpresa diante do qualifier brasileiro Eduardo Ribeiro.
No que ao quadro principal diz respeito, a jornada de abertura ficou ainda completa por outros três desenlaces: Nicolas Moreno de Alboran superiorizou-se num duelo de altos e baixos com Federico Delbonis por 6-2, 2-6 e 6-1; Facundo Diaz Acosta afastou Emilio Nava por 6-1 e 7-6 (3) e a fechar o dia Alexander Ritschard assinou a vitória por 7-5 e 6-1 frente a Martin Landaluce.