VILAMOURA — A seleção nacional portuguesa perdeu, esta quarta-feira, com o Sri Lanka na terceira jornada do BNP Paribas World Team Cup — Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas que a Federação Portuguesa de Ténis e a Premier Sports organizam, entre os dias 1 e 7 de maio, na Vilamoura Tennis & Padel Academy.
Depois de um dia de descanso, a equipa da casa conseguiu dar réplica aos campeões de 2012, mas não evitou a resolução do embate nos singulares.
João Couceiro, atual campeão nacional e 191.º classificado no ranking mundial, foi eleito pelo selecionador nacional, Joaquim Nunes, para o primeiro embate. Em ação nesta variante pela primeira vez (no primeiro dia, frente aos Países Baixos, só foi a jogo nos pares), o atual número dois luso cedeu por 6-1 e 6-3 perante Gamini Dissanayake (73.º).
Depois, Jean Peul Melo (140.º posicionado na hierarquia mundial e cinco vezes campeão nacional) perdeu por 6-0 e 6-1 com Suresh Dharmasena (35.º) no duelo que resolveu o confronto.
A fechar o dia, Carlos Leitão e José Sousa não conseguiram contrariar o favoritismo de Dharmasena e Pradeep Kumara e o resultado de 6-0 e 6-0 estabeleceu a vitória final do Sri Lanka por 3-0.
As duas derrotas nos dois encontros já realizados deixaram a seleção nacional portuguesa no quarto e último lugar do Grupo D, cujas contas ficarão fechadas com os embates de quinta-feira: Portugal defrontará os Estados Unidos da América, que estão empatados com os Países Baixos em termos de vitórias (2-0 cada), mas têm desvantagem no total de encontros, sets e jogos ganhos e perdidos.