O português João Sousa (atualmente na 162.ª posição do ranking mundial) perdeu, esta terça-feira, na eliminatória inaugural do ATP Challenger 175 de Aix-en-Provence, no Sul de França, depois de uma batalha de três sets com um jogador da casa.
Em ação pela primeira vez num torneio da recém-inaugurada categoria 175, o tenista vimaranense perdeu pelos parciais de 6-4, 6-7(2) e 6-1 com o jovem francês Luca Van Assche (86.º).
Apesar da boa réplica, João Sousa deixou escapar o encontro nos detalhes: o atual número dois português dispôs de quatro pontos de break para fazer o 5-5 no primeiro set, mas acabou por deixar escapar o parcial; no entanto, não baixou os braços e empenhou-se na conquista do seguinte com recurso ao tie-break; e aproveitou o embalo para entrar melhor do que o gaulês de 18 anos — campeão do último Maia Open — no terceiro e último set, que abriu com um break.
Só que a capacidade de reação deixou de ser a mesma e o tenista de Guimarães perdeu 24 dos últimos 31 pontos, dando por concluída a participação no torneio Challenger da Côte d’Azur.
Assim, a representação lusa em Aix-en-Provence ficou nas mãos de Nuno Borges (em singulares e em pares) e de Francisco Cabral, que une esforços precisamente com o maiato.