O português Francisco Cabral (52.º classificado no ranking mundial de pares) apurou-se, esta sexta-feira, para a final de pares do Challenger de Roma, em Itália, que será a 15.ª da carreira neste circuito.
A jogar com o colombiano Nicolas Barrientos pela primeira vez, o portuense de 26 anos celebrou a terceira vitória da semana com este parceiro ao aplicar os parciais de 7-6(5) e 6-0 a Viktor Durasovic e Fernando Romboli.
Depois de dois triunfos no match tie-break, Cabral e Barrientos venceram pela primeira vez em dois sets graças a um segundo parcial de sentido único no qual venceram 24 dos 31 pontos disputados para colocarem um ponto final na discussão do duelo.
Lado a lado com um parceiro diferente pela oitava vez esta época, Francisco Cabral garantiu o apuramento para a segunda final consecutiva (na semana transata foi vice-campeão do ATP 250 de Banja Luka com Aleksandr Nedovyesov).
Ainda à procura do primeiro título em 2023, que o melhor duplista português da atualidade terá como derradeiros adversários em roma o cazaque Andrey Golubev e o ucraniano Denys Molchanov, que beneficiaram da falta de comparência dos primeiros cabeças de série, Sadio Doumbia e Fabien Reboul.