Já com duas vitórias na bagagem no segundo ITF de 25.000 dólares de Santa Margherita di Pula, Gonçalo Oliveira (331.º) não conseguiu dar seguimento ao ritmo vitorioso. Embalado pelo título somado no domingo passado naquela mesma cidade italiana, o jogador português enfrentou um contratempo físico e falhou esta quinta-feira a oportunidade de regressar às meias-finais.
Quarto maior favorito à conquista do troféu, Oliveira ainda conseguiu discutir a fase madrugadora da disputa com o anfitrião Julian Ocleppo (750.º), mas o desgaste físico era cada vez mais visível e, ainda antes de perder o primeiro parcial, foi forçado a anunciar a desistência quando perdia por 5-2, findados apenas 38 minutos de encontro.
Encerrada a série de sete vitórias seguidas conquistadas na variante de singulares em Santa Margherita di Pula, Gonçalo Oliveira ainda regressou pouco depois à ação no quadro de pares. Mas também a experiência ao lado de Valentin de Carvalho conheceu o fim de linha, com uma derrota por 6-2 e 7-5 frente aos alternates Patric Prinoth e Alexander Weis.