OEIRAS — Clara Tauson seria a primeira cabeça de série do Oeiras CETO Open, mas por motivos de doença a dinamarquesa desistiu do ITF de 60.000 dólares de Oeiras e foi “substituída” no topo da lista de cabeças de série por Olivia Gadecki, australiana que esta terça-feira não resistiu ao encontro da primeira ronda.
Número 151 do ranking WTA, a jovem de apenas 21 anos não resistiu a uma batalha de três sets com Yuliya Hatouka (326.ª), bielorrussa que ao cabo de 2h36 consumou a reviravolta graças aos parciais de 6-7(10), 7-5 e 6-4.
No court central do Clube Escola de Ténis de Oeiras, que recebe pela primeira vez um torneio desta dimensão, Gadecki e Hatouka disputaram 231 pontos sob um calor abrasador (temperaturas próximas dos 30 graus) e só não estiveram mais tempo em ação porque as trocas de bolas foram maioritariamente curtas atendendo ao estilo agressivo de ambas.
O momento decisivo deu-se no 10.º e último jogo da terceira partida, quando a bielorrussa conseguiu a quebra de serviço que lhe permitiu celebrar a vitória depois de ter corrido atrás do prejuízo durante todo o embate (foi a primeira jogadora a ceder o serviço nos três sets).
Apurada para a segunda ronda, Yuliya Hatouka poderá enfrentar uma tenista portuguesa caso Sara Lança (1153.ª WTA), a primeira de quatro jogadoras ‘da casa’ a entrar em ação no quadro principal, consiga surpreender a qualifier húngara Adrienn Nagy (565.ª).