OEIRAS — As irmãs portuguesas Francisca Jorge e Matilde Jorge qualificaram-se, no início da tarde deste sábado, para a final de pares do Oeiras Ladies Open, o ITF de 100.000 dólares que é o torneio internacional feminino mais importante dos últimos nove anos em Portugal.
Depois de um dia de pausa devido ao mau tempo que adiou o encontro das meias-finais, as tenistas vimaranenses voltaram a arrasar e em apenas 1h14 superaram a brasileira Ingrid Gamarra Martins e a lituana Justina Mikulskyte por 6-1 e 6-3 para celebrarem a terceira vitória da semana.
Com este resultado, Francisca Jorge e Matilde Jorge celebraram a 18.ª vitória consecutiva e apuraram-se para a quarta final consecutiva na variante de pares.
Vice-campeãs de um ITF de 25.000 dólares em Bengaluru, campeãs de um ITF de 40.000 dólares no mesmo local logo na semana seguinte e depois de dois ITF de 25.000 dólares em Maiorca, as duas jovens portuguesas (de 23 e 19 anos, respetivamente) procurarão, no Jamor, o 12.º troféu de campeãs enquanto parceiras e também o mais importante — pois trata-se da primeira vez que discutem a final de um ITF de 100.000 dólares, a categoria mais elevada antes das provas WTA.
Agendada para não antes das 15h30, a final será contra as primeiras cabeças de série, Ulrikke Eikeri e Eri Hozumi, que afastaram as britânicas Alicia Barnett e Olivia Nicholls (terceiras favoritas) por autoritários 6-2 e 6-1.