OEIRAS — A número um nacional, Francisca Jorge, vai estrear-se em torneios ITF de 100.000 dólares frente à cabeça de cartaz do Oeiras Ladies Open, Marie Bouzkova, que ocupa o 34.º lugar no ranking WTA e optou pela viagem a Portugal em detrimento da fase de qualificação do fortíssimo WTA 500 de Estugarda.
Convidada pela organização para o quadro principal de singulares, a melhor tenista portuguesa da atualidade (ocupa a 314.ª posição na hierarquia) foi sorteada frente à primeira cabeça de série e enfrentará pela terceira vez na carreira uma jogadora do top 100 mundial — sendo a checa a melhor classificada, muito à frente de Heather Watson (74.ª em 2018) e Mandy Minella (99.ª em 2019), oponentes de Francisca Jorge em eliminatórias da Billie Jean King Cup.
Matilde Jorge (631.ª), a outra jogadora portuguesa que figura no quadro principal, também terá pela frente uma jogadora do top 100 mundial: a espanhola Nuria Parrizas-Diaz (80.ª), que depois de passar o qualifying — não se inscreveu no quadro principal — ganhou o estatuto de sexta cabeça de série.
A segunda favorita é outra checa, Linda Noskova (53.ª), uma jovem de apenas 18 anos que começou a época a brilhar rumo à final do WTA 500 de Adelaide — com vitórias consecutivas sobre Victoria Azarenka e Ons Jabeur.
A sua primeira adversária será a francesa Margaux Rouvroy (323.ª), do qualifying, e a segunda sairá de um dos duelos de luxo da primeira ronda: Clara Tauson (que aos 20 anos é a 130.ª, mas já foi 33.ª) contra Elina Svitolina, ucraniana contemplada com um wild card por parte da Federação Portuguesa de Ténis e que está de regresso à competição após paragem de um ano para ser mãe pela primeira vez — antes disso foi campeã do WTA Finals e número três mundial (em 2017) e medalha de bronze nos últimos Jogos Olímpicos (2021).
Eugenie Bouchard, ex-número cinco mundial e finalista de Wimbledon que também foi contemplada com um convite, vai estrear-se contra a ex-número um mundial de juniores (e atual 109.ª WTA) Diane Parry.