OEIRAS – João Domingues (atualmente no 299.º posto ATP) foi o primeiro português a ir a jogo no quadro principal do Oeiras Open 125 e acabou por ceder face ao australiano James Mccabe (282.º) com os parciais de 2-6, 6-3 e 7-6(3), isto após ter disposto de um match point no último jogo antes do tie-break decisivo.
Com um ténis mais propício para o pó de tijolo em relação ao seu opositor, João Domingues cedo se colocou na dianteira do embate, mas o possante e agressivo jogo (em especial a partir do serviço) de Mccabe igualou a contenda do Court Central do Complexo de Ténis do Jamor.
No terceiro e decisivo set, o oliveirense, atual número quatro nacional, liderou por 4-2 e dispôs de match point no 12.º jogo, mas o australiano de 19 anos encontrou um bom segundo serviço e de seguida cavou um fosso de 5-0 no tie-break para arrecadar a vitória em 2h35, num encontro no qual se fez sentir muito calor.
Já com duas meias-finais no ATP Challenger Tour na presente temporada, James Mccabe (pouco rodado em terra batida, como explicou no final na flash interview à Sport TV) é o segundo apurado para a segunda ronda do Oeiras Open 125, isto depois de Kaichi Uchida (vencedor do último Oeiras Open de 2022) ter batido Joris De Loore (primeiro vencedor desta série de torneios na presente temporada, nos hard courts cobertos, e finalista do segundo) por 6-4 e 7-6(3).
Quanto a João Domingues, somou a quinta derrota consecutiva na categoria e irá ainda competir na variante de pares ao lado de Frederico Silva.