OEIRAS – No primeiro encontro da eliminatória entre Portugal e Grécia que vai definir quem ficará na liderança da Pool A do Grupo II da zona Europa/África da Billie Jean King Cup, a seleção helénica somou o primeiro ponto, após Valentini Grammatikopoulou (202.ª do ranking WTA) bater Matilde Jorge (629.ª) por 6-3 e 6-2.
No dia com mais público no Complexo de Ténis do Jamor, muitos foram os presentes que tentaram empurrar Matilde Jorge – pela primeira vez esta semana nas escolhas da capitã Neuza Silva para um duelo de singulares – para o primeiro ponto deste último confronto da fase de grupos.
Apesar disso e da boa réplica da jovem vimaranense de 19 anos, Grammatikopoulou (antigo 143.ª WTA) impôs-se nos pontos mais importantes (e impôs a sua boa direita nesses momentos) e arrecadou uma vitória em 1h29 mais equilibrada do que as parciais sugerem.
Matilde Jorge – que pode ainda regressar ao court para o encontro de pares – foi também penalizada pela baixa percentagem de primeiros serviços (48%) e pelo menor aproveitamento dos segundos ‘saques’ (46% para 59% da grega).
Neste momento está Francisca Jorge em jogo para tentar igualar a eliminatória e manter vivas as chances de liderar a Pool A face a Despina Papamichail, que atua como número um grega devido à ausência de Maria Sakkari, ainda a recuperar de doença.