OEIRAS — A seleção nacional feminina abordou, este sábado, a participação no Grupo II da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge (antiga Fed Cup) que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, entre os dias 10 e 15 de abril, nos courts de terra batida do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.
À frente da equipa das quinas pela oitava época consecutiva, a capitã Neuza Silva regressa ao local onde em 2010 disputou pela 23.ª e última vez uma eliminatória da competição como jogadora. E fá-lo com muita motivação: “Já se passaram muitos anos, mas a recordação de jogar no Jamor é muito boa. Foi uma semana muito especial e acho que elas sentem todas as experiências que eu lhes passo. Estou nesta equipa há muitos anos acompanhada pelo Miguel Sousa [treinador] e acho que somos uma seleção muito forte e muito unida que é como uma família.”
Consciente de que Portugal terá pela frente adversárias de alto calibre (a Grécia, de Maria Sakkari, ou a Estónia, de Anett Kontaveit, são as primeiras cabeças de série), a capitã garantiu que a equipa estará pronta para qualquer desafio: “É o que o sorteio ditar. São todas equipas com um bom nível, mas estas são as duas melhores e vamos apanhar uma de certeza. Mas a nossa equipa está preparada para elevar o nível e para deixar os portugueses orgulhosos.”
Francisca Jorge (número 303 do ranking WTA) é a jogadora mais cotada da seleção portuguesa e abordou com entusiasmo uma semana inédita: “Ter a oportunidade de jogar em casa é muito especial. Já senti isso nos torneios internacionais que joguei, mas aqui será completamente diferente porque é uma prova por seleções e o ambiente será ainda mais entusiasmante. Temos uma equipa bastante jovem e unida, damo-nos todas muito bem e conhecemo-nos cada vez melhor. Vai sem dúvida ser uma boa semana e vamos dar tudo para deixarmos o Jamor e os portugueses orgulhosos por nos verem a jogar em casa.”
Apesar de ser a número um nacional e também a mais experiente, a vimaranense de 22 anos colocou-se no mesmo patamar que as colegas de seleção: “Somos todas as número um da equipa e estamos juntas como uma família por isso vamos dar o nosso melhor.”
A irmã mais nova, Matilde Jorge (628.ª WTA e com o 19.º aniversário celebrado na sexta-feira), é a outra jogadora que atuar ‘duplamente em casa’, pois tem o Complexo de Ténis do Jamor como local de treinos habitual: “Já estou aqui há cerca de três anos e vai ser muito bom jogarmos neste palco porque temos a vantagem de já conhecermos o ambiente. Esperamos ter o apoio do público para ser uma grande semana.”
Para além das irmãs vimaranenses, também a algarvia Inês Murta — que é a mais velha da equipa (25 anos) e atual número 682 WTA — já conhece a sensação de representar Portugal na Billie Jean King Cup by Gainbridge.
E na conferência de imprensa deste sábado recordou as primeiras participações e os ensinamentos que agora procura transmitir às duas estreantes: “Os primeiros anos na seleção deram-me bastantes conhecimentos ao estar em treinos com a Michelle [Larcher de Brito] e a Maria [João Koehler]. Lembro-me de fazer amizade com elas e de aprender muito, mas acho que o mais importante é o espírito de equipa que se cria para depois estar a lutar umas pelas outras quando estamos em competição.”
A convocatória de Portugal ficou completa com os nomes de Maria Garcia (1317.ª WTA) e Angelina Voloshchuk (ainda sem rankingprofissional), duas jovens jogadoras que foram chamadas pela primeira vez.
Maria Garcia, de 16 anos, voltou a frisar a alegria que sentiu ao ser convocada: “Estou muito agradecida por ter esta oportunidade. Fiquei muito feliz quando fui chamada pela Neuza e estes primeiros dias têm corrido muito bem. Estamos unidas e espero ajudar a equipa dentro e fora do campo para conseguirmos sorrir no final da semana.”
Angelina Voloshchuk, de 15 anos, também se demonstrou empolgada: “Estou muito feliz com esta oportunidade. A experiência vai ser muito importante para mim. Até agora estou a gostar muito do ambiente e os treinos estão a correr bem, portanto acho que vai ser uma grande semana.”
Para domingo, a partir das 11 horas, estão agendadas a reunião de capitães e o sorteio que dará a conhecer os adversários de Portugal. A competição decorre entre 10 e 15 de abril (segunda-feira a sábado), dia em que serão conhecidas as duas equipas apuradas para o Grupo I e a equipa que se junta à Argélia na relegação para o Grupo III.