João Sousa (147.º) tinha ainda pendente a viagem para o Mónaco, mas uma série de desistências permitiu ao número dois nacional inserir-se na fase de qualificação. Após a segunda ronda alcançada no Millennium Estoril Open, o vimaranense já está de malas feitas para o terceiro evento Masters 1000 da temporada e é já este sábado que inicia a sua oitava campanha na terra batida de Monte Carlo.
Vai ser diante do sérvio Dusan Lajovic (68.º) que o atleta luso vai tentar aproximar-se do quadro principal no principado monegasco. Se se afirmar diante do quinto cabeça de série na estreia, vai poder disputar uma vaga na fase seguinte frente àquele que vencer do duelo agendado entre o convidado da casa Luca Catarina (449.º) e o francês Ugo Humbert (79.º).
Único português inscrito no Masters 1000 de Monte Carlo depois da desistência de Nuno Borges, João Sousa nunca cedeu naquele palco no teste de estreia do qualifying e nas duas últimas edições ficou às portas do acesso ao quadro principal. O seu melhor registo aponta à segunda ronda alcançada em três anos consecutivos – 2015, 2016 e 2017.