ESTORIL — João Sousa (147.º) esteve próximo de uma das vitórias mais especiais da carreira – senão mesmo a maior – e depois de conquistar a liderança frente a Casper Ruud (5.º) o sonho parecia cada vez mais perto. O número dois nacional acabou por não ter andamento suficiente para o norueguês e sai da competição de singulares do Millennium Estoril Open com a cabeça bem levantada.
Começou por explicar o que lhe permitiu passar para a frente e as lacunas que o impediram de fazer mais: “Acho que o primeiro set em que ele não estava tão habituado às condições de jogo e eu aproveitei essa vantagem. O segundo e terceiro sets foram muito parecidos e não consegui aguentar o meu serviço. Ele sem esse medo de perder conseguiu soltar-se e passou a ficar por cima. O nível dele foi mais alto do que o meu e tive dificuldade em acompanhar. Dei tudo o que tinha e apesar da derrota estou contente com o meu nível.”
Os indícios otimistas foram muitos e Sousa leva desta experiência um balão de confiança para o futuro: “Se fisicamente conseguir estar a 100% acho que tenho nível para estar no top 100 ou top 50, este nível é parecido àquilo que eu quero e sei que consigo atingir esse nível. O público mais uma vez esteve incrível do meu lado e hoje não consegui dar essa vitória. É um privilégio poder jogar aqui em casa e poder sentir este carinho.”
Atribuindo todo o mérito ao primeiro cabeça de série desta semana, o vimaranense de 34 anos lamentou que não tivesse aproveitado todas as chances: “O nível dele foi muito bom, dos melhores encontros dele dos últimos meses porque não tem vindo a fazer bons resultados. Sabia que ia ser um encontro difícil e tive as minhas oportunidades, mas não consegui e depois ele descolou.”
Mas ainda há outro compromisso no horizonte e João Sousa tem regresso marcado à ação esta quinta-feira, onde persegue as meias-finais de pares ao lado de Dominic Thiem: “Estou focado, o Dominic tem de jogar ainda o singular amanhã e vamos ver como corre. Vamos dar tudo para vencer e tentar passar a essa meia-final. Acredito que vamos ter o carinho do público novamente.”