ESTORIL — A tarefa estava a correr de feição para Fabio Fognini (97.º) num novo embate de italianos, mas os alarmes soaram quando uma lesão súbita diminuiu as suas aspirações reduzirem. Marco Cecchinato (96.º) aproveitou a ocasião para ganhar espaço na partida e recuperou de um primeiro set perdido para mais tarde dar a volta ao cenário e evidenciar-se por 4-6, 6-3 e 6-3.
Sem conseguir dar resposta a um arranque muito autoritário de Fognini, que com duas quebras conseguidas rapidamente passou para a frente, Cecchinato não foi a tempo de anular o fosso. Mas na reta final do set de abertura o jogador menos cotado sofreu um contratempo físico na região da virilha direita e até chegou a ser assistido pela equipa médica.
A aproveitar o infortúnio do adversário, o antigo semifinalista de Roland-Garros em 2018 explorou a janela de oportunidades e com um único break conseguiu recuperar a igualdade, enquanto no derradeiro parcial Cecchinato traçou um domínio ainda mais claro para alcançar a segunda vitória do percurso no Millennium Estoril Open e melhorar o registo da anterior vinda, em 2021.
Marco Cecchinato está a trilhar um percurso muito positivo no Clube de Ténis do Estoril e pôs termo a um jejum que durava desde julho passado ao regressar a uns quartos de final no ATP Tour. O jogador de Palermo pode ainda alcançar voos mais alargados se tornar como sua terceira ‘vítima’ Luca Van Assche (91.º) ou Alejandro Davidovich Fokina (24.º).