ESTORIL — A dois dias de cumprir o 19.º aniversário, Henrique Rocha (590.º) viveu a página mais cintilante da ainda curta carreira ao completar com distinção a passagem pela fase de qualificação no Clube de Ténis do Estoril. O maiato, que foi um dos convidados pela organização, torna-se o mais jovem português a participar no quadro principal do Millennium Estoril Open e aumenta a representatividade para três figuras da casa.
Novamente sem demonstrar grandes fragilidades na sua primeira experiência no ATP Tour, o atleta do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis cumpriu em pleno com a segunda tarefa do fim de semana ao bater o húngaro Mate Valkusz (238.º) , por 6-4 e 6-2, para prolongar o percurso de sonho que se traduz na estreia absoluta no mais alto escalão do ténis mundial.
Ainda com 18 anos, Henrique Rocha quebra o recorde pertencente a Frederico Silva enquanto mais jovem jogador a competir no quadro principal do Millennium Estoril Open (fê-lo com 20 anos, em 2015) e assegura que o torneio terá, pelo menos, três figuras da casa pela primeira vez desde 2019. Caso os compatriotas Frederico Silva e Pedro Sousa acompanhem o compatriota, tratar-se-á da terceira ocasião em que a prova terá com cinco portugueses na fase final (2017 e 2018).