Os portugueses Frederico Silva (228.º classificado no ranking ATP), Pedro Sousa (467.º) e Henrique Rocha (590.º) conheceram, esta sexta-feira, os primeiros adversários no qualifying do Millennium Estoril Open, que começa às 12 horas de sábado, 1 de abril, no Clube de Ténis do Estoril.
Único jogador da casa com entrada direta na fase de qualificação, Frederico Silva vai iniciar a sexta campanha na prova portuguesa diante do bósnio Damir Dzumhur (195.º e antigo número 23). Caso contrarie o favoritismo do adversário, vai lutar pelo apuramento para o quadro principal diante de Sebastian Ofner (137.º) ou Robin Haase (269.º).
Presença assídua no Millennium Estoril Open, Pedro Sousa prepara-se para fazer a oitava aparição noutras tantas edições e é com o estatuto de convidado que vai medir forças na estreia com o eslovaco Jozef Kovalik (153.º). Se superar essa barreira inicial, discute a qualificação com Adrian Andreev (197.º) ou Timofey Skatov (155.º).
O outro contemplado com wild card é o jovem maiato Henrique Rocha, que aos 18 anos vai fazer a estreia no maior evento português. O seu primeiro embate vai opô-lo ao britânico Ryan Peniston (151.º) e se for bem sucedido pode lutar por um inédito apuramento para quadros principais no circuito ATP frente a Mate Valkusz (238.º) ou Dalibor Svrcina (187.º).
Millennium-Estoril-Open-2023-qualifying