Longe da competição desde que sofreu uma lesão no pulso direito nos quartos de final do Australian Open, Sebastian Korda (26.º) foi forçado a adiar o regresso e anunciou esta sexta-feira a desistência do Millennium Estoril Open. O norte-americano, que havia sido semifinalista na edição passada, ativa uma regra especial que permite que a lacuna será ocupada por um jogador do top 25 ATP.
O adeus de Korda, que seria quarto pré-designado, junta-se à desistência também já anunciada do antigo campeão Pablo Carreño-Busta (17.º), cujo ranking lhe permitiria ser terceiro favorito. Mas o regulamento dita que, com o afastamento de dois dos quatro principais cabeças de série – e caso um deles seja um dos dois melhores cotados – seja acionado um quarto “wild card” especial: a emergency substitution.
Ora, essa condição possibilita que o novo substituto não provenha da lista de alternates, mas sim que seja um jogador que venha a ocupar uma das duas melhores posições no lote de participantes. Ainda sem se conhecer o nome de luxo, sabe-se desde já que terá de estar posicionado acima de Alejandro Davidovich Fokina (25.º), que será terceiro cabeça de série.