João Sousa (147.º) foi na noite desta terça-feira eliminado na primeira eliminatória do ATP 250 de Santiago e deu por concluída a passagem pela série de torneios sul-americanos. O número dois nacional não foi capaz de contrariar o favoritismo do sérvio Laslo Djere (55.º) e cedeu pelos parciais de 6-3 e 6-2, ao cabo de pouco mais de uma hora de duração.
Sem encontrar as armas necessárias para causar estragos nos jogos de serviço do adversário, foi Sousa o primeiro a enfrentar o perigo mas negou a Djere a possibilidade de fazer break na fase inicial. Mas a ameaça persistiu e pouco mais tarde o jogador dos Balcãs evidenciou-se na partida fruto de uma quebra consolidada, que lhe permitiu conquistar o set à segunda chance.
Novamente inapto a entrar para a disputa da liderança dos acontecimentos, o vimaranense não teve um arranque de segundo parcial favorável e um novo break sofrido complicou-lhe o cenário. Nulas foram as hipóteses de devolver a quebra sofrida e nos capítulos finais o adversário ainda dilatou o fosso que o vinculou à vitória.
Posposta a crença de um regresso aos triunfos depois de iguais desaires na estreia em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, João Sousa conclui a swing da América do Sul com os quartos de final alcançados em Córdoba. Agora, o minhoto faz as malas rumo a norte e partilha com Nuno Borges a representatividade portuguesa na fase de qualificação dos Masters 1000 de Indian Wells e Miami.