O português Francisco Cabral estreou-se esta terça-feira em torneios da categoria ATP 500 com uma vitória sobre o austríaco Dominic Thiem no quadro de pares do Rio Open, inscrevendo o nome nos quartos de final do maior torneio organizado em solo brasileiro.
Atualmente no 58.º lugar do ranking mundial, o melhor tenista luso da atualidade nesta variante alinhou pela primeira vez com o argentino Horacio Zeballos (16.º e ex-número três mundial) e o resultado foi uma vitória por 6-3 e 6-4 sobre Thiem e o espanhol Pedro Martínez.
Inicialmente, Cabral tinha planeado ir a jogo no ATP 500 do Rio de Janeiro com Nikola Cacic, ao lado de quem atuou nos ATP 250 de Córdoba e Buenos Aires, ambos na Argentina. Mas o português e o sérvio ficaram de fora da lista e a solução passou por formar parceria com um jogador com que conseguisse ficar dentro do cut, acabando por surgir como opção um dos melhores especialistas da atualidade (19 títulos no currículo, entre os quais cinco ATP Masters 1000, e outras 15 finais entre as quais se destacam uma no US Open e uma em Wimbledon).
Com o resultado desta terça-feira, Francisco Cabral e Horacio Zeballos garantiram a presença nos quartos de final (os oitavos para o portuense ao mais alto nível, mas os mais importantes por serem os primeiros nesta categoria). Para conhecerem os próximos adversários terão de aguardar pela conclusão do encontro entre Tomislav Brkic/Gonzalo Escobar e os wild cards brasileiros Marcelo Demoliner/Felipe Meligeni Alves.