Frederico Silva (225.º) é o único representante português por terras asiáticas e ficou este fim de semana a conhecer o caminho a seguir no Challenger de Bangalore. O jogador das Caldas da Rainha não teve um sorteio nada acessível naquela cidade indiana e o seu primeiro compromisso vai opô-lo ao primeiro cabeça de série, Chun-Hsin Tseng (132.º).
O número três nacional já por duas vezes se cruzou com o atleta do Taipé e o historial aponta um triunfo para cada lado, em 2019: Tseng foi o primeiro a vencer, em Praga, e dois meses mais tarde Silva conseguiu a desforra em Shenzhen. Caso consiga contrariar o estatuto do adversário, o português vai ter a oportunidade de defrontar Yu Hsiou Hsu (200.º) ou Leo Borg (511.º) na segunda ronda.
Nuno Borges e Gastão Elias são as outras duas figuras lusas a atuar no ATP Challenger Tour e preparam a estreia no extremo oposto do globo: em Monterrey, no México. Enquanto o primeiro vai enfrentar o norte-americano Bradley Klahn (764.º), o segundo atua diante do alemão Maximilian Marterer (154.º).