Isento da ronda inaugural da fase de qualificação do Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, Henrique Rocha (857.º) iniciou esta segunda-feira a campanha na prova algarvia. O jovem maiato defendeu com êxito o estatuto de sexto pré-designado e suplantou o espanhol Alejandro Turriziani Alvarez (1318.º) pelos contundentes parciais de 6-1 e 6-3, para se colocar às portas do quadro principal.
Duas quebras de serviço assinadas de forma consecutiva nos primeiros jogos do oponente conduziram Rocha de forma célere a uma confortável liderança num parcial de abertura sem grandes erros a apontar. E o português manteve o ascendente para fazer frente às investidas de Turriziani Alvarez e um novo break conquistado entregou a vitória ao jogador da casa, ao fim de apenas 71 minutos.
Ultrapassada a primeira barreira em Vila Real de Santo António, Henrique Rocha soma a primeira vitória da nova temporada e tem no foco um possível apuramento para o quadro principal, vaga que poderá ocupar se na derradeira eliminatória do qualifying superar o compatriota Fábio Coelho (1010.º) ou Sergio Davila Godoy.