Wu Yibing derrota o “senhor tie-breaks” e torna-se no primeiro chinês a vencer um torneio ATP

Wu Yibing esteve entre a espada e a parede, mas escapou por um triz e derrotou o norte-americano John Isner depois de anular quatro match points para vencer a final do Dallas Open e tornar-se no primeiro tenista chinês da história a conquistar um título ATP.

Para fazer história, o tenista chinês de 23 anos precisou de resistir a 44 ases (!) do adversário, recordista neste capítulo, e também de sobreviver a três tie-breaks contra aquele que, esta semana, se tornou no primeiro tenista da história a vencer 500 “tira-teimas”.

Sem breaks registados ao longo das 3h02 de encontro (Yibing salvou os três que enfrentou, Isner anulou dois), o menos cotado e experiente dos dois saiu por cima de um tie-break decisivo com contornos épicos e celebrou a vitória graças aos incríveis parciais de 6-7(4), 7-6(3) e… 7-6(12).

Ausente da competição entre março de 2019 e janeiro de 2022 devido a várias lesões, Wu Yibing tinha explodido para a ribalta enquanto junior ao tornar-se número um mundial de sub 18 e vencedor do US Open em 2017. Cinco anos depois, foi também em Flushing Meadows que atingiu o seu melhor resultado enquanto sénior ao chegar à terceira ronda com uma vitória épica em cinco sets frente a Nuno Borges pelo caminho.

Cinco meses depois, fez história sem igual para o seu país ao tornar-se no primeiro tenista da China a vencer um torneio ATP — feito que lhe permitirá chegar ao 58.º lugar do ranking já na segunda-feira, estabelecendo um novo melhor ranking para homens daquela nação.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share