Nuno Borges (105.º) já havia trilhado uma exibição muito próxima da perfeição na estreia na fase de qualificação do ATP 250 de Delray Beach e este domingo cumpriu o sonho de apuramento para o quadro principal. O número um nacional voltou a apresentar-se a grande nível diante do antigo top 30 Steve Johnson (120.º) e os categóricos parciais de 6-2 e 6-2 permitiram-lhe ‘furar’ a fase prévia da prova norte-americana.
O maiato de 26 anos pôs logo em marcha os planos delineados para o embate com o experiente jogador da casa e a uma primeira quebra de serviço conseguida após várias investidas seguiu-se um novo break que não só lhe permitiu dilatar o fosso, mas também conquistar o parcial de abertura à segunda oportunidade.
Sem sofrer qualquer quebra de ritmo, Borges manteve o ascendente e não perdeu tempo para voltar a pontuar. Num ápice triunfou no primeiro jogo de serviço de Johnson e num curto intervalo de tempo voltou a ter o êxito do seu lado, somando um outro break que o conduziu a uma saborosa vitória carimbada em pouco mais de uma hora.
Assegurada a quinta presença em quadros principais no ATP Tour (exceptuando os torneios do Grand Slam), Nuno Borges tem nas mãos a oportunidade de igualar o melhor resultado da carreira em provas daquele nível. O maiato é um dos quatro qualifiers apurados e vai enfrentar um dos seguintes nomes: Emilio Gomez (102.º), Jack Sock (141.º), Yibing Wu (97.º) e John Isner (39.º).