A segunda semana da primeira edição do Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António arrancou este domingo e o dia de abertura da fase de qualificação contou com presença portuguesa. Gonçalo Falcão (961.º), Tiago Pereira (1422.º) e Daniel Marincas ultrapassaram os primeiros obstáculos da prova algarvia, enquanto outros três compatriotas ficaram pelo caminho.
Primeiro dos vitoriosos a ir a jogo, Gonçalo Falcão fez uso da experiência para se destacar diante do brasileiro Pedro de Almeida Santos. O português de 34 anos resolveu a situação sem enfrentar grandes perigos e sem tempo a perder aplicou os parciais de 6-1 e 6-3 para marcar duelo com Svyatoslav Gulin (825.º) na ronda intermédia da etapa prévia.
Tiago Pereira seguiu o mesmo caminho triunfal para pouco depois se aproximar do quadro principal no court ao lado. O jovem luso encarregou-se de bater o espanhol Gabriel Elicha Navas (1806.º) por 6-2 e 6-3 e tem pela frente um duelo com outro jogador do país vizinho: Sergi Perez Contri (741.º), isento da primeira eliminatória.
O conjunto dos apurados para a segunda ronda ficou completo com Daniel Marincas, que aproveitou da melhor maneira o convite recebido. O português exibiu-se a grande nível diante do brasileiro Glauco da Cruz Junior e os contundentes 6-2 e 6-2 permitiram-lhe discutir o acesso à última eliminatória da fase de qualificação com o checo Matej Vocel (882.º).
Manuel Almeida, Miguel Simão e Tomás Tenil não encontraram o mesmo desfecho e encerraram os respetivos percursos com desaires na ronda de estreia, enquanto Henrique Rocha e Fábio Coelho, que usufruíram de um bye na primeira eliminatória, iniciam esta segunda-feira a campanha na ronda intermédia desta fase antecedente.