53 minutos bastaram para Nuno Borges (105.º classificado no ranking mundial) se estrear como número um português com uma vitória e garantir o acesso à segunda e ronda do qualifying do ATP 250 de Delray Beach, na Flórida.
De regresso ao piso rápido depois de uma curta passagem pela terra batida para atuar com as cores portuguesas na Taça Davis pela quarta vez na carreira, o maiato de 25 anos venceu o checo Jonas Forejtek (271.º) com os parciais de 6-0 e 6-3.
O encontro deste sábado foi de sentido único para Borges, que com uma exibição muito consistente aproveitou um dia pouco inspirado do ex-número um mundial de juniores e celebrou uma das vitórias mais autoritárias da carreira.
A vitória deste sábado foi a primeira de Nuno Borges em encontros de singulares esta época, depois das derrotas na primeira ronda do Australian Open e ao serviço de Portugal na Taça Davis (onde celebrou um triunfo em pares com Francisco Cabral).
Com um lugar na ronda de acesso ao quadro principal do Delray Beach Open assegurado, o novo número um português discutirá esse apuramento ou com o norte-americano Steve Johnson (120.º e ex-21.º) ou com o argentino Hernan Casanova (236.º).