O português Duarte Vale (567.º classificado no ranking ATP) concluiu, esta sexta-feira, a prestação no primeiro de dois torneios ITF de 25.000 dólares em Vila Real de Santo António, no Algarve, com uma derrota nos quartos de final do quadro principal de singulares.
Frente a frente com o checo Michael Vrbensky, terceiro cabeça de série fruto da 375.ª posição na tabela mundial (chegou a ser 282.º há dois anos), o jovem luso de 24 anos cedeu por 5-7, 7-6(3) e 7-6(7) ao cabo de 3h41.
O duelo desta sexta-feira ganhou contornos épicos quando Duarte Vale começou a salvar match points, chegando a nada mais, nada menos do que 10 (!) oportunidades anuladas ao adversário: duas quando Vrbensky serviu a 5-3 na terceira partida, quatro no jogo de serviço seguinte e outras quatro no “tira-teimas”, já depois de ter desperdiçado a chance de fechar o encontro quando servu a 6-5.
Duarte Vale foi o último tenista português a cair no ITF de Vila Real de Santo António, isto num dia em que também Gonçalo Oliveira (478.º ATP) e Pedro Araújo (560.º) se despediram da prova, mas em encontros da segunda ronda atrasados pela chuva.