O português Duarte Vale (567.º classificado no ranking ATP) apurou-se, na tarde desta quarta-feira, para a segunda ronda do quadro principal de singulares do ITF de 25.000 dólares de Vila Real de Santo António, o primeiro de seis torneios internacionais consecutivos agendados para a região algarvia.
Numa jornada marcada pela chuva, que obrigou a várias interrupções, o tenista português de 24 anos surpreendeu o checo Jakub Mensik, 389.º classificado e quinto pré-designado, ao cabo de duas partidas e com os parciais de 6-1 e 6-4.
A vitória desta quarta-feira foi a terceira de Duarte Vale em quadros principais de singulares na temporada de 2023 (antes de viajar para Portugal alcançou os quartos de final de uma prova da mesma dimensão em Wesley Chapel, no estado norte-americano da Flórida) e fez dele o primeiro português a chegar à segunda ronda em Vila Real de Santo António.
Na próxima fase deste novo torneio algarvio, o jovem de Cascais terá como adversário o vencedor do encontro entre o também português Pedro Sousa, que regressa ao circuito ITF com o objetivo de recuperar as posições perdidas ao longo de um ano fustigado por problemas físicos (atualmente é o 464.º da tabela), e o espanhol Gabriel Elicha Navas (1806.º).
Ainda para esta quarta-feira estão agendadas as estreias dos restantes portugueses em prova no quadro principal de singulares: Gonçalo Oliveira, Fábio Coelho, Pedro Araújo e Gonçalo Falcão, os últimos dois frente a frente; já Tiago Pereira foi eliminado na véspera.