O russo Andrey Rublev venceu um “duelo de loucos” e impróprio para cardíacos com o dinamarquês Holger Rune ao levar a melhor no tie-break da quinta partida depois de anular dois match points. O resultado foi o segundo apuramento da carreira para os quartos de final do Australian Open.
O segundo frente a frente entre ambos ficou longe de ser bem jogado do início ao fim, mas contou com um final muito emocionante: após anular dois match points para garantir o tie-break decisivo (até aos 10 pontos), Rublev recuperou de 0-5 e 5-7 no “tira-teimas” e acabou a celebrar por 11-9, com os parciais finais de 6-3, 3-6, 6-3, 4-6 e 7-6(9).
O duelo entre Rublev e Rune teve contornos semelhantes a uma montanha russa tais foram as variações no marcador da quinta partida, com os dois tenistas a acusarem dificuldades em lidar com situações de vantagem.
Resolvido em 3h40, o encontro deu a Andrey Rublev a possibilidade de lutar pelo fim de uma série “negra”: é que o moscovita, atual número seis mundial, tem um registo de seis derrotas nos seis encontros de quartos de final de torneios do Grand Slam em que participou até agora.
Só que a tarefa não será fácil — nada fácil: o próximo adversário será ou o super-favorito do público, Alex de Minaur, ou o recordista de títulos em Melbourne, Novak Djokovic.