Jessica Pegula e Coco Gauff começaram a época de 2023 a erguer títulos (a primeira na United Cup, a segunda em Auckland) e chegaram a Melbourne como duas das principais candidatas a boas campanhas no Australian Open, estatuto que abraçaram com entusiasmo e autoridade nos primeiros dias para garantirem, nas primeiras horas da jornada desta sexta-feira, a presença na segunda semana do torneio.
Pegula, terceira cabeça de série, derrotou a ucraniana Marta Kostyuk por 6-0 e 6-2 após 65 minutos.
Foi a terceira vitória em dois sets para a norte-americana, que ao longo dos três primeiros desafios só deixou escapar 11 jogos.Para repetir a campanha das últimas duas épocas e chegar aos quartos de final, a tenista de Buffalo terá de passar pela checa Barbora Krejcikova, campeã de Roland-Garros em 2021, que afastou outra ucraniana, Anhelina Kalinina, por 6-2 e 6-3.
Autoritária foi, também, a prestação de Gauff. Recém-campeã de um WTA 250 na Nova Zelândia, a jovem de apenas 18 anos celebrou a oitava vitória consecutiva (todas sem perder sets) ao aplicar os parciais de 6-3 e 6-2 à compatriota Bernara Pera.
Esta é a segunda ocasião em que Coco Gauff marca presença na segunda semana do Australian Open, três anos depois de, então com 15 anos, ter sido afastada na quarta ronda pela futura campeã, Sofia Kenin.
A próxima adversária da última finalista de Roland-Garros será uma jogadora que viveu como momento mais alto da carreira precisamente a conquista do “Major” parisiense: Jelena Ostapenko, letã que ocupa o 17.º lugar do ranking e que avançou pela primeira vez para a quarta ronda do Australian Open.