Novak Djokovic (5.ª) regressou ao Australian Open com uma vitória longe de ser atribulada – ‘despachou’ Roberto Carballes Baena por 6-3, 6-4 e 6-0, mas a polémica não escapou à estreia do recordista de títulos do “Happy Slam”. Veiculou-se que havia ignorado as indicações da árbitro da cadeira numa ida indevida à casa de banho, mas o sérvio respondeu às observações e explicou que tudo não passou de um mal-entendido.
Inconformado com as informações difundidas pelo Eurosport, o antigo número um mundial pediu que esta estação televisiva tentasse evitar a desinformação: “Eurosport, por favor confirmem as informações que publicam antes de fazerem críticas ou cometerem erros.”
“A árbitro de cadeira autorizou-me a ir à casa de banho e só me disse que não podia utilizar um toilet break, apenas a pausa para mudança de lado. Por isso, ela disse-me que teria de ser rápido. Quando estava a sair do court ela chamou-me (eu não a ouvi) para me dizer que a casa de banho estava no lado oposto. Encontrei outra onde consegui ir e fui rápido por causa do tempo”, esclareceu Djokovic numa mensagem publicada no Instagram.
As orientações da árbitro terão sido acatadas pelo jogador de Belgrado, que momentos depois de sair pelo túnel regressou ao court: “Não tentei desafiar a árbitro nem as regras. Ela deu-me permissão mas teria de ser rápido. Na próxima vez tenham mais cuidado com aquilo que publicam.”