A passagem de Alexander Zverev (13.º) por Melbourne Park foi de curta duração e a sua primeira experiência em torneios do Grand Slam após a lesão sofrida em Roland-Garros findou na segunda eliminatória. O jogador alemão não soube gerir a liderança frente a Michael Mmoh (107.º) e acabou por sofrer uma reviravolta por 6-7 (1), 6-4, 6-3 e 6-2, ao fim de três horas e meia.
Depois de ter sido posto à prova na primeira ronda do Australian Open de ter conseguido superá-la in extremis, Zverev não conheceu esta quinta-feira o mesmo desfecho e o set de abertura selado apenas no tie-break foi insuficiente às suas aspirações.
Mmoh deu uma resposta categórica e rapidamente contornou a posição de desvantagem frente ao favorito. Restabeleceu a igualdade através de duas quebras de serviço que contrastaram com apenas uma cedida, e aproveitou as debilidades de Zverev para trilhar um fosso ainda mais dilatado: passou para frente com dois breaks e foi com igual margem que mais tarde celebrou uma das maiores vitórias da carreira.
Enquanto Michael Mmoh alcança pela primeira vez na carreira a próxima etapa do Australian Open depois de lá ter alcançado a segunda ronda por duas ocasiões, Alexander Zverev dá por terminado o percurso no primeiro Major da temporada. É a participação menos positiva do jogador de Hamburgo no “Happy Slam” desde que fez a estreia no quadro principal em 2016.