Daniil Medvedev (8.º) tinha deslumbrado na primeira ronda em ‘velocidade de cruzeiro’ e o segundo teste no Australian Open voltou a não lhe causar grandes contratempos. O moscovita, que disputou as duas anteriores finais da prova, prevaleceu a um arranque mais balanceado com John Millman (140.º) para carimbar o passaporte para a próxima etapa com 7-5, 6-2 e 6-2.
Sem conseguir aproveitar as quebras assinadas nos dois primeiros jogos de serviço do convidado da casa, só mais tarde Medvedev conseguiu repetir a dose para, sem errar tanto, levar de vencida um primeiro parcial atípico pautado pela inconstância. Millman já não teve andamento para continuar a atormentar o antigo número um mundial e foi num ápice que este resolveu a situação nos dois sets seguintes: dois breaks conquistados em cada um deles permitiram-lhe um sólido triunfo, celebrado apenas ao quarto match point.
Com a pretensão de eliminar os fantasmas das duas decisões passadas perdidas para Novak Djokovic (2021) e Rafael Nadal (2022), Daniil Medvedev elimina mais um obstáculo rumo a esse objetivo e vai tentar inscrever-se na segunda semana de torneio frente ao vencedor do encontro entre o norte-americano Sebastian Korda (31.º) e o japonês Yosuke Watanuki (138.º).