O sorteio do quadro principal masculino do Australian Open foi definido na madrugada desta quinta-feira e os portugueses João Sousa (82.º) e Nuno Borges (112.º) ficaram a conhecer os respetivos adversários na ronda inaugural.
Naquela que será a sua 10.ª participação no quadro principal do primeiro Grand Slam da temporada, o vimaranense de 33 anos vai medir forças com um adversário que lhe é familiar: o espanhol e 24.º pré-designado Roberto Bautista Agut (26.º), com quem já disputou seis duelos num confronto direto que se encontra igualado (3-3).
Em caso de triunfo, Sousa vai medir forças com o vencedor do confronto entre dois qualifiers: o norte-americano Brandon Holt (216.º) – carrasco de Gastão Elias – ou o atleta da casa Aleksandar Vukic (129.ª). Além dos singulares, o português vai também disputar a variante de pares ao lado do compatriota e número um nacional na vertente, Francisco Cabral.
Já no caso do maiato, este vai fazer a sua estreia no “Happy Slam” e logo no quadro principal, depois de no ano transato não ter podido competir na fase de qualificação devido a um teste positivo à Covid-19. O seu primeiro adversário vai ser o italiano Lorenzo Sonego (44.º), com quem nunca antes mediu forças.
Se o número dois nacional conseguir transpor este primeiro obstáculo, terá no seu caminho em Melbourne Park o vencedor do confronto agendado entre o polaco e décimo pré-designado, Hubert Hurkacz (11.º), e o espanhol Pedro Martinez (58.º).