Frederico Silva (202.º classificado no ranking ATP) não conseguiu repetir os passos do compatriota Gastão Elias e foi eliminado na primeira ronda do qualifying do Australian Open, onde disputou o primeiro encontro da nova temporada.
Na manhã desta segunda-feira, o português de 27 anos perdeu por 6-3 e 7-6(5) para o norte-americano Bradley Klahn, que após ausência por lesão ocupa o 872.º lugar do ranking, mas chegou a ser 131.º em 2024.
O encontro esteve sempre equilibrado e proporcionou mais oportunidades ao norte-americano, que ameaçou uma quebra de serviço logo ao primeiro jogo e concretizou-a ao terceiro. Com a pancada de serviço pouco apurada (só colocou 54% das primeiras bolas), Silva tentou atenuar essa nódoa no seu jogo com várias e bem sucedidas subidas à rede (venceu 18 dos 21 pontos em que o fez) e apesar de ter ficado rapidamente em desvantagem nunca deitou a toalha ao chão, mas acabou por nunca fazer danos ao serviço do norte-americano e mesmo tendo anulado quatro match points acabou derrotado no tie-break, em que Klahn tirou melhor partido do serviço.
A derrota de Frederico Silva deixou Gastão Elias como único representante português no qualifying do Australian Open. Na madrugada desta segunda-feira, o jogador da Lourinhã salvou dois match points e qualificou-se para a segunda ronda, dando o primeiro de três passos necessários para se juntar aos compatriotas João Sousa e Nuno Borges — ambos com entrada direta no quadro principal.