OEIRAS — Primeiro Francisca Jorge, depois Matilde Jorge e no final as duas maiores candidatas ao título voltaram a marcar presença nas meias-finais do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, que acontece pelo segundo ano consecutivo na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.
À procura do sexto título de campeã nacional absoluta consecutivo, Francisca Jorge superiorizou-se no confronto com a maiata Maria Santos em duas partidas, por 6-3 e 6-1, e registou a 21.ª vitória consecutiva na prova mais importante do ténis nacional.
Esta foi uma reedição do encontro da segunda ronda de 2021 e nas meias-finais a atual número um portuguesa vai encontrar outra jogadora que enfrentou há um ano: a atual campeã nacional de sub 16, Angelina Voloshchuk, que venceu Maria Pinto por 6-1 e 6-4 para alcançar o melhor resultado da carreira neste torneio.
Na metade oposta do quadro, Matilde Jorge também confirmou o favoritismo para alcançar mais umas meias-finais. Mas a finalista de 2019 e 2021 precisou de trabalhar até conseguir desenvencilhar-se de Sara Lança, adversária que venceu por 7-5 e 6-4 depois de ter liderado o segundo set por 4-0.
A um passo de alcançar a decisão de singulares pela terceira vez, a segunda cabeça de série vai discutir esse apuramento com Maria Tavares, quinta cabeça de série que está a ser a surpresa do quadro feminino. Número 5 do ranking nacional, a jogadora do BTM Club derrotou a lucky loser Ema Gil Pires (que entrou para o lugar da lesionada Ana Filipa Santos) por 6-1 e 6-0 e alcançou pela terceira vez as meias-finais do Campeonato Nacional Absoluto.
…alcançou pela *terceira vez as meias finais do campeonato absoluto 🙂