Aryna Sabalenka começou a temporada numa montanha-russa de duplas-faltas e erros preocupantes, mas 10 meses volvidos é uma jogadora diferente e na madrugada desta segunda-feira foram poucos os erros cometidos a caminho de uma das melhores vitórias da carreira: aquela que lhe permitiu afastar a número um mundial, Iga Swiatek, e alcançar no WTA Finals de Fort Worth, no Texas, a final mais importante da carreira — tal como a sua derradeira adversária, Caroline Garcia.
No quinto encontro da época entre ambas, Sabalenka conseguiu finalmente o primeiro triunfo ao sair por cima de um braço de ferro que se prolongou por 2h07 e terminou com os parciais de 6-2, 2-6 e 6-1 a favor da bielorrussa.
Exatamente um ano depois de ter registado a primeira vitória da carreira sobre a polaca, Sabalenka — que já no US Open tinha ficado perto de o voltar a conseguir — foi recompensada pela sua agressividade. Quer no serviço, quer na resposta (ao tirar tempo à polaca sempre que possível), a bielorrussa raramente retirou o pé do acelerador e conseguiu consiliar a estratégia com um reduzido número de erros não forçados, fórmula que lhe permitiu celebrar uma terceira vitória de 2022 contra uma adversária do top 3 e a terceira da carreira frente a uma número um mundial, depois de duas sobre Ashleigh Barty.
Para Iga Swiatek, a derrota desta madrugada colocou um ponto final numa das melhores temporadas do século XXI, com a tenista polaca de apenas 21 anos a despedir-se de 2022 com números impressionantes: 67 vitórias e 9 derrotas, oito títulos entre os quais dois torneios do Grand Slam e quatro WTA 1000, uma série de 37 vitórias consecutivas e um registo de 15-2 frente a adversárias do top 10 — com as duas derrotas a surgirem nos extremos dessa sequência de encontros.
Já para Aryna Sabalenka, a época só terminará na terça-feira, e possivelmente com o troféu mais importante da carreira nas mãos. Ainda sem títulos este ano, mas já com 10 (num total de 17 finais) ao longo da carreira, a jogadora de Minsk vai enfrentar Caroline Garcia. A francesa já conquistou três troféus de campeã em 2022, mas também procura em Fort Worth, no Texas, o mais importante da carreira.