QUINTA DO LAGO — As portuguesas Francisca Jorge, Matilde Jorge e Ana Filipa Santos avançaram, na tarde desta terça-feira, para os quartos de final de pares do The Campus Ladies Open, torneio internacional feminino de 25.000 dólares que acontece pela primeira vez no complexo multidesportivo da Quinta do Lago, no Algarve.
As primeiras a seguirem em frente foram Francisca Jorge e Matilde Jorge, que só precisaram de 56 minutos para confirmarem o estatuto de primeiras cabeças de série. As irmãs vimaranenses registaram uma vitória muito autoritária por 6-1 e 6-1 sobre Ziva Falkner e Merel Hoedt, da Eslovénia e dos Países Baixos, respetivamente.
Bem mais equilibrado foi o encontro que, na metade oposta do quadro e praticamente em simultâneo, permitiu a Ana Filipa Santos juntar-se compatriotas nos quartos de final. Ao lado da alemã Kathleen Kanev, a tenista alentejana eliminou as segundas favoritas, Jessica Bouzas Maneiro (Espanha) e Jacqueline Cabaj Awad (Suécia), no match tie-break, por 7-6(5), 3-6 e 10-7 após 1h31.
À procura do sexto título enquanto parceiras esta época, Francisca Jorge e Matilde Jorge vão discutir o apuramento para as meias-finais com Eleni Christofi e Marta Gonzalez Encinas. Ana Filipa Santos e Kathleen Kanev terão pela frente Elaine Genovese (Malta) e Chantal Sauvant (Alemanha).
Também na jornada desta terça-feira, foram eliminadas Sara Lança (com a suíça Nicole Gadient), Milla Sequeira (com a britânica Andra Sutherland), Adriana Pellizzari (ao lado da brasileira Giulia Pereira de Aguiar) e Raquel Álvaro (formou parceria com a estónia Elizabeth Jurna).
Relativamente ao quadro principal de singulares, a comitiva portuguesa — composta por Francisca Jorge, que foi a única a obter entrada direta, e as wild cards Matilde Jorge, Ana Filipa Santos, Sara Lança e Maria Garcia — só se estreia na quarta-feira, mas nesta jornada realizaram-se os primeiros encontros.
A ex-top 60 mundial Cagla Buyukakcay (atual 310.ª classificada no ranking WTA) tornou-se na primeira vencedora ao afastar a jovem dinamarquesa Olga Helmi (11 anos mais nova e número 388) por 7-5 e 6-4. Mas o grande encontro do dia foi aquele que viu a britânica Eden Silva (333.ª) superar a sul-coreana Yeon Woo Ku (421.ª) após três horas certas, por equilibrados 6-7(6), 6-4 e 7-6(3).