O primeiro capítulo da parceria entre João Sousa e Emil Ruusuvuori não teve um percurso longo e o par luso-finlandês despediu-se do ATP 250 de Telavive no teste de abertura. Tendo estado muito próximos de surpreender os segundos favoritos Kevin Krawietz e Andreas Mies, não souberam gerir a liderança e cederam por 3-6, 6-4 e 15-13 depois de não terem concretizado nenhum de três match points.
O domínio de Sousa e Ruusuvuori foi conquistado logo na fase inicial da contenda, já que com dois breaks consecutivos passaram para a frente do cenário. Os alemães ainda reduziram, mas não conseguiram evitar a vitória do português no primeiro set. Krawietz e Mies voltaram à carga no segundo parcial da partida e encontraram as armas necessárias para levar a decisão ao tira teimas final: o duo luso-finlandês teve nas mãos a hipótese de carimbar a vitória por três ocasiões, mas foram os mais credenciados a sair por cima no fim.
João Sousa, que também na variante de singulares havia sido barrado no compromisso de estreia frente a Botic van Zandschulp, prescindiu da ida ao ATP 500 de Tóquio na próxima semana e será no novo ATP 250 de Gijón que planeia regressar à competição, a partir de 10 de outubro. Além dos singulares, vai também atuar enquanto parelha com o anfitrião Pablo Carreño-Busta.