Depois de não ter tido um regresso positivo ao ATP Tour após representar as cores lusas na Taça Davis, João Sousa (61.º) tem esta semana pela frente mais um desafio e é em Telavive que procura voltar às vitórias. O número um nacional é um dos inscritos no quadro principal do regressado evento israelita e vai na primeira tarefa medir forças com o neerlandês Botic Van Zandschulp (35.º), quinto maior favorito à conquista do título.
Trata-se do primeiro embate oficial entre ambos os jogadores e caso o resultado positivo sorria ao português, vai ter como segundo compromisso um encontro com um jogador menos cotado – pode enfrentar na eliminatória seguinte o vencedor da partida entre o qualifier Liam Broady (174.º) e o convidado Hamad Medjedovic (255.º). Logo a seguir, ‘arrisca-se’ a encarar o croata Marin Cilic (16.º), segundo cabeça de série que está em rota de colisão com Dominic Thiem (173.º).
No que à variante de pares diz respeito, o vimaranense tem parceria formada com o finlandês Emil Ruusuvuori (54.º) e não tiveram um sorteio nada acessível – vão enfrentar logo na ronda de abertura a parelha que é segunda pré-designada do quadro: os alemães Kevin Krawietz e Andreas Mies.